A Congregação

Quem Somos
Somos as Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria,  fundadas pelo Bem-aventurado Dom João Antônio Farina em 1836 em Vicenza na Itália e presentes no Brasil desde 1967. Visite nossa pagina da Congregação www.sdvi.org Somos o berço da Congregação no Brasil. Foi aqui na cidade de Vargem Grande que o Instituto começou com as primeiras missionárias italianas.
Vivendo a herança espiritual do nosso Pai fundador contemplamos o coração transpassado de Cristo na cruz, do qual brotou insondáveis riquezas de graças e misericórdias


Um pouco do Pai Fundador e de  Santa Bertilla

São João Antônio Farina Nosso Fundador e Pai (1803-1888)
"Se tivéssemos que resumir numa única palavra a fisionomia espiritual do nosso Pai, tal qual transparece das obras, dos escritos, da sua vida não saberíamos dizer outra, senão esta: CARIDADE . 
Foi o amor a Deus que impulsionou São João Farina a mais alta e alegre doação de si mesmo no sacerdócio. Foi o amor a Deus que o sustentou nos anos difíceis do seu episcopado. Foi o amor a Deus que lhe inspirou a nova
Congregação". 
A obra-prima de sua caridade, o amor que já fez arder milhares de almas e do qual se aproximaram multidões incontáveis de crianças a de adultos, de sofredores de todas as idades e condições é, sem dúvida, a Família 
Religiosa das Filhas dos Sagrados Corações. Chamadas a ser "CONTEMPLADORAS SECRETAS" e ao mesmo tempo laboriosas no serviço, encontramos no Coração Eucarístico de Jesus a fonte e a força para viver em cada atividade apostólica "o ARDOR DA CARIDADE na humildade e na obediência" (Const.98) Em agosto de 1997 celebramos o primeiro centenário da Adoração Perpétua, dando glória a Deus compartilhando este grande dom com os membros do Movimento Eucarístico, da Fraternidade Laical e com quantos desejarem "ADORAR - AMAR- REPARAR" o Coração de Jesus presente vivo na Eucaristia.

SANTA MARIA BERTILLA BOSCARDIN DAS IRMÃS MESTRAS DE SANTA DOROTÉIA FILHAS DOS SAGRADOS CORAÇÕES VICENZA-ITÁLIA
É uma humilde camponesinha da nossa abençoada Terra italiana. Figura puríssima de perfeição cristã... Modelo de reconhecimento e de oração. 
O seu caminho: a carroçal: a mais comum. 
Nem êxtases nem milagres, enquanto viva; 
porém uma união com Deus sempre mais íntima, 
no silêncio, no trabalho, na oração, na obediência. 
Daquela união derivada dedicada caridade que ela tinha para com os doentes, com os médicos, com os superiores, com todos. Ela procurava o reino de Deus em si mesma, de tal maneira, que todo o resto lhe foi dado em acréscimo. Que exemplo e quão digno de ser imitado o seguido. (Papa Pio XII).


Nossa Presença no Mundo

 
                » Brasil
                » Colômbia
                » Costa do Marfim
                » Equador
                » Espanha
                » Índia
                » Itália
                » México
                » Polônia
                » Romênia
                » Síria
                » Suíça
                » Terra Santa


A Congregação das Filhas dos Sagrados Corações, realizando o desejo do seu fundador, a viver uma oração ininterrupta de adoração, deu à luz 12 de agosto de 1897, na Igreja da Casa-Mãe - Vicenza, Adoração Eucarística Perpétua . 
Em 23 de julho de 1914 Esta iniciativa foi também aberto aos leigos com acesso à Igreja da Adoração construído especialmente em S. Domenico 23, Vicenza.


Em 23 de julho de 1990 ele começou o Movimento Eucarístico, que o desejo das que o desejo das Filhas dos Sagrados Corações também oferecidos  um aspecto secular da espiritualidade eucarística.
Esta inspiração foi confirmada em 1990 com a resposta surpreendente de muitos leigos, ansiosos para descobrir e viver a riqueza da Eucaristia a adoração e a oração como uma re-reparo. É deu origem à necessidade de o semanário "antes de Jesus". O compromisso de alguns tornou-se a primeira testemunha, convite, proposta, e o grupo de células pequenas
tornou-se Deus-comido. Após 19 anos de vida, o ME tem cerca de 2.000 membros.
A  celebração pública do início do culto, que teve lugar pela 1 ª vez 23 de julho de 1991 e continuou nos anos seguintes;

VOCAÇÃO

Fala-se muito em vocação: "Antônio tem vocação". Que significa vocação mesmo? A palavra vem do latim "vocare". Que significa chamar. A vocação é o mesmo que chamado, um chamado que Deus nos faz.
Não existe homem nem mulher que não seja convidado ou chamado por Deus. Você, como todo ser humano, é chamado a viver, a conviver, a servir, a crescer espiritualmente, atingindo a perfeição de bom cristão! 
A Vocação, sem dúvidas, acontece no diálogo. É o encontro de Deus que chama e da pessoa que responde a esse chamamento. A resposta é muito pessoal e livre, de quem é chamado. Pode ser SIM ou NÃO. 
Dentro de nossa vida, somos chamados a várias vocações. 
Cada vocação tem um sentido para a vida, como por exemplo:
- Vocação Humana = Vocação à vida; 
- Vocação Cristã = O ser humano é convocado a ser gente, é feito a imagem e semelhança de Deus. 
- Vocação Leiga = Matrimônio ou como pessoa consagrada com Deus. (celibatária). 
- Vocação Sacerdotal = O sacerdote é convidado a ser Pai (padre); como "bom Pastor" comparar-se ao Cristo. 
- Vocação Religiosa = Surge como a vivência mais radical do Batismo Cristão. Ela se dá na prática dos Conselhos Evangélicos, professado pelos consagrados como voto ou promessa que são: Pobreza, Obediência e Castidade.
Muitas vezes confundimos vocação e profissão. É importante estabelecermos os limites de um e outro conceito para que não haja confusão. 
A vocação está ligada ao modo de ser. Não se vive por algumas horas do dia, mas por 24 horas. A vocação e a pessoa tornam-se uma coisa só. A própria está ligada ao serviço da vida social. É um "modo de fazer" e se refere a uma atividade: professor, ferreiro... trabalha-se profissionalmente, algumas horas por dia.
Vocação é da ordem do SER. 
Profissão é da ordem do FAZER. 
Vocação é um ESTADO de vida. 
Profissão é uma OCUPAÇÃO na vida. 
Vocação, VIVE-SE 24 horas. 
Profissão, EXERCE-SE, em média 8 horas por dia. 
Vocação é GRATUITA. 
Profissão é REMUNERADA. 
Vocação é para o REINO DE DEUS. 
Profissão é para o sustento da pessoa.
É importante lembrar que todas as vocações são belas diante de Deus. Nenhuma é mais importante que a outra. Toda vocação é para servir, fomos todos os chamados para essa missão. 
Acertar a própria vocação não é sempre tão fácil; mesmo após a escolha, ainda restam dúvidas. 
Já alguém dizia que de cem caminhos, escolhendo-se um, fica sempre a saudade dos noventa e nove... Na verdade temos medo de comprometimentos sérios e definitivos. 
Não esqueçamos que "vocação acertada é futuro feliz"; lembremos também que ninguém é tão rico que não precise de ajuda, nem tão pobre que não se possa ajudar! 
Você já descobriu a sua vocação? 
Você já estudou sua vocação? 
Quando tomará sua decisão?? 
Na Igreja e no mundo há trabalho para todos. Se alguém não cumprir seu dever de cristão, o plano de Deus não se realizará.
Vocação acertada futuro feliz!
Desejar fazer um discernimento vocacional? 
Contatos:  (98)3461 1136 ou via e-mail: farinasaojoseoperarioblog@hotmail.com / farinavg@bol.com.br / ir_elda@hotmail.com